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CLDS 4G Mais Atlântico

O programa CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis.

Criado em 2007, verificou ao longo do tempo alterações várias ao modelo inicial, até à atual 4ª geração, mantendo, todavia, uma matriz comum de objetivos centrada na promoção da inclusão social de grupos populacionais desfavorecidos, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.

1 – Sessões de informação/sensibilização, descentralizadas, de técnicas de procura ativa de emprego

2 – Gabinete de Apoio ao Emprego

Sessões descentralizadas de informação/divulgação das Medidas Ativas de Emprego (MAEs)

3 – Aconselhamento individual para o autoemprego e o empreendedorismo; sessões de esclarecimento sobre programas e instrumentos de apoio à criação do próprio emprego

4 – Divulgar oportunidades de qualificação e encaminhamento para as ofertas disponíveis

5 – Sensibilizar e apoiar os empregadores na concretização das MAEs e em processos de inserção profissional e social

6 – Orientação vocacional, escolar e profissional, feira de emprego para jovens à procura de emprego

7 – Sessões de empreendedorismo para os alunos do ensino secundário

8 – Gabinete de Apoio à Família – Aconselhamento individual, sessões de treino de competências (cidadania, gestão doméstica, higiene pessoal, entre outras)

9 – Desenvolvimento de competências parentais, capacitando as famílias para relações mais positivas

10 – Promoção de estilos de vida saudáveis. Facilitar o acesso a atividades de promoção da saúde, desporto, cultura e educação a crianças/jovens desfavorecidos

11 – Animação sociocultural da população idosa, com atividades regulares, promovendo o envelhecimento ativo

12 – Visitas domiciliárias a idosos em situação de isolamento, ativação de redes de suporte social

13 – Voluntariado no apoio direto à população idosa mais desfavorecida

14 – Sessões em Associações e Coletividades para sensibilização dos cidadãos para comportamentos a adotar em situações de emergência e/ou calamidade e prevenção de riscos

15 – Gabinete de Apoio ao Cidadão descentralizado para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços de utilidade pública. Acompanhamento personalizado.