Loading...

CARE Solar da Praia

A intervenção no âmbito de uma Casa de Apoio Residencial Especializado (CARE) para jovens com graves dificuldades emocionais assenta na necessidade de se proporcionar uma resposta adequada a jovens que apresentam um grau de complexidade elevado em relação à satisfação das suas necessidades: necessitam de proteção (do perigo a que os próprios se expõem ou expõe outros), de um espaço seguro que proporcione estabilidade, mas necessitam também de um local com aceitação dos seus comportamentos para que seja possível promover competências e mudança interna.

A Casa de Apoio Residencial Especializado Solar da Praia tem capacidade para acolher 18 jovens, integrados num programa residencial especializado, expresso no Modelo Terapêutico de Intervenção cujas linhas de atuação se traduzem em um protejo sistémico integrado, holístico e ajustado às particularidades de cada jovem e respetivo núcleo familiar. Visa, pela experiência de vida quotidiana na casa, contribuir para a reestruturação interna do acolhido, emergindo no próprio a consciência de mudança, perante um mundo relacional que se revela acolhedor, seguro e promotor da autodeterminação; daí resultando um protejo de vida sólido, sustentado, saudável e alicerçado por princípios e valores universais à vida em comunidade.

A população a acolher nesta estrutura são jovens do sexo masculino com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Possuem graves dificuldades emocionais, fruto de experiências anteriores marcadas por longos períodos de maus-tratos, negligência ou abuso. A intervenção nestes jovens assenta na necessidade de se proporcionar uma resposta adequada a jovens que apresentam um grau de complexidade elevado em relação à satisfação das suas necessidades: necessitam de proteção (do perigo a que os próprios se expõem ou expõe outros), no sentido de um espaço seguro que proporcione estabilidade, mas necessitam também de um local com aceitação dos seus comportamentos para que seja possível promover competências e mudança interna.

O Solar da Praia tem capacidade para 18 jovens, sendo o acordo de cooperação atípico inicialmente contratualizado para 13 jovens. Os quartos são duplos e individuais, existindo 7 quartos duplos, 1 deles equipado para pessoas com incapacidades, 5 quarto individuais, 1 deles como espaço de room-relax.

São mobilados com camas, armários, mesinhas de cabeceira e candeeiros individuais. Junto da parede próxima da cama de cada jovem foi colocado um painel de corticite, no qual poderão afixar as suas fotos e personalizar. Assim a distribuição do mobiliário opta por colocação da cama junto à parede e logo mais próxima da zona que cada jovem personalizou a seu gosto, permitindo uma noção de um espaço seu e privado. Cada quarto tem W.C privativo, no qual cada jovem tem o seu cabide.

A área da quinta permite desenvolver a unidade residencial e cumpre com as condições para assegurar que todas as questões relativas ao funcionamento da resposta social, segurança e condições higiénico-sanitárias estão devidamente asseguradas.

No centro do terreno e na área a norte existem cerca de 2 hectares de terreno e jardim destinado a zona verde, protegendo os residentes do contacto direto com o exterior da moradia permitindo maior intimidade.

A prestação de acompanhamento técnico e componente letiva é feita em dois edifícios separados, embora próximos um do outro, sendo que cada um contém 2 salas, e dois WC. O edifício onde decorrem as aulas tem ainda um pequeno gabinete de apoio. Para além destes três espaços a quinta dispõe igualmente de uma capela.

Toda a zona de terreno e jardim permitem uma vivência rica e libertadora para os jovens e um contacto com a natureza rico em estímulos positivos.

Insere-se numa zona piscatória rodeada por habitações unifamiliares. Encontra-se sensivelmente a cinquenta metros de vários espaços de referência da Freguesia nomeadamente as Salinas e a Praia.

Pretende-se que esta estrutura reúna condições o mais próximas de uma regular habitação de família, mantendo a vivência o mais próxima possível de um contexto natural de vida, visando dar resposta a medidas de promoção e contribuir para a estabilidade e crescimento dos jovens.

Diretor técnico
Assistente Social
Psicólogo
Educadores
Cozinheira
Auxiliar de Serviços Gerais