Loading...
CARE

Prémio António Sommer Champalimaud – 3ª Edição

No âmbito das comemorações do 633º aniversário da Batalha de Aljubarrota a Fundação António Sommer Champalimaud na sua 3ª edição, promovida pela Fundação Batalha de Aljubarrota e protocolado com o Exército Português, convidou a Casa de Acolhimento Residencial Especializada – Solar da Praia a participarem sob o tema a Juventude de Nuno Álvares Pereira.

O nosso trabalho baseia-se na juventude de Nuno Álvares Pereira, nas características singulares da sua personalidade, com especial enfoque na sua fervorosa e apaixonada aspiração a tornar-se um cavaleiro semelhante aos da Távola Redonda.

A sua mãe em jeito de graça apelidava-o de “o meu Galaaz”, considerado o cavaleiro mais puro e, consequentemente, o único a poder sentar-se na cadeira perigosa da Távola Redonda. Esta característica da pureza era um dos traços mais distintos de Nuno Álvares Pereira, para além do génio estratega militar, da humildade, da devoção fervorosa à religião cristã, do altruísmo e do despojamento total. E foi segundo estes valores que conduziu a sua vida até à sua morte.

Neste sentido, recriámos a Távola Redonda, na qual figuram o jovem cavaleiro Nuno Álvares Pereira e os nossos valentes jovens cavaleiros em cima da Távola, com as suas espadas viradas ao centro e todos ao mesmo nível, assegurando o conceito de igualdade do código da cavalaria. Nas espadas estão inscritos os valores desse código, à semelhança da história original.

Teoricamente, a Távola Redonda teria 12 ou 24 cavaleiros. Todavia, existem várias versões de histórias e lendas onde aparecem referidos como cavaleiros mais de uma centena de nomes. A nossa versão tem 13 cavaleiros, os 12 jovens da CARE e o muy nobre Nun’ Álvares Pereira.

Poderão espreitar a exposição consultando o catálogo da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *